- Início
- Onda Verde no Vale do Minho
- Concelhos
Concelhos
O Projeto Onda Verde no Vale do Minho acompanha a evolução da gestão de resíduos na região, através da recolha de informações e da aplicação de questionários, junto das entidades de recolha e valorização de resíduos sólidos urbanos (RSU), das autarquias e juntas de freguesia, nos concelhos de Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Caminha.
- Principais objetivos:
- contribuir para um maior conhecimento da gestão dos resíduos na região
- identificar desafios
- explorar possibilidades de melhoria
-
Dados Estatísticos
No Vale do Minho, o cenário de RSU no que diz respeito à produção por habitante, aos resíduos separados para reciclagem e aos resíduos depositados em aterro, está em adaptação, para corresponder às metas traçadas pelo Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU2020), para o sistema de gestão desta região.
Entre 2010 e 2018, o aterro sanitário acolheu mais de 300 mil toneladas de resíduos, produzidos no Vale do Minho, sendo a sua composição maioritariamente material indiferenciado.
Face ao aumento da produção de resíduos por habitante, nas últimas décadas, observa-se a necessidade de potencializar melhores resultados ao nível da valorização orgânica e da separação de resíduos, na região.