- Início
- Onda Verde no Vale do Minho
- Apresentação
Apresentação
-
Qual a temática?
Numa época tão decisiva para o futuro do planeta, há conceitos importantes a incorporar nas agendas políticas, na malha empresarial, nos currículos escolares e nas escolhas familiares.
- Preservação Ambiental
- Desperdício Zero
- Valorização de Resíduos
- Educação Ambiental
- Cidadania
- Responsabilidade Social Corporativa
- Design Ecológico
- Consumo Consciente
A nível nacional, regional e intermunicipal existem metas para os Resíduos Urbanos, definidas pelas entidades responsáveis, como o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos.
Para a região do Vale do Minho ambiciona-se um aumento na preparação para reutilização e reciclagem de resíduos urbanos, e uma redução da deposição de resíduos urbanos biodegradáveis em aterro sanitário.
O projeto Onda Verde no Vale do Minho, dedica-se precisamente a esta temática dos Resíduos, um elemento chave da Economia Circular.
-
O que se pretende?
O projeto Onda Verde no Vale do Minho quer contribuir para um maior conhecimento da gestão dos resíduos na região, identificar desafios e oportunidades de melhoria.
Com base em ferramentas de diagnóstico do panorama da gestão de resíduos na região e também através da sensibilização, disseminação de conhecimento e partilha de boas práticas, pretende-se auxiliar o processo de evolução para uma melhor gestão dos resíduos na nossa região.
-
A quem se destina?
A problemática dos resíduos é transversal às várias componentes da nossa sociedade, e é importante ter consciência de que a mudança positiva ocorre quando vários atores sociais, ligados ao consumo, produção, gestão e valorização de resíduos, legislação, marketing e investigação científica, se movimentam numa mesma direção.
Como tal, o projeto Onda Verde dirige-se a distintos públicos alvo na região, desde as escolas e famílias, em articulação com os municípios, passando pelo setor empresarial e também com ações dirigidas à comunidade em geral.
-
Onde se realiza?
Este projeto, desenvolvido pelo Aquamuseu do Rio Minho, abrange os concelhos de Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura e Caminha.
Financiado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - POSEUR
Entre em contacto
- Tem um projeto a decorrer relacionado a boas práticas na gestão de resíduos?
- Quer divulgar a sua iniciativa de sensibilização?
- Fale com a equipa técnica do Projeto Onda Verde no vale do Minho